Impressões dos leitores




Jaime Guimarães, professor de inglês. sobre o conto, O menino do balão.

"Diana é uma menina triste, sem sonhos e que morava em um vilarejo onde a rotina monótona consumia a sua jovialidade e alegria. Até que ouviu sobre a felicidade que poderia ser encontrada no alto de uma montanha, em uma flor muito bonita. E foi lá que Diana encontrou um menino em apuros com o seu balão e a história ganha os ares da imaginação.

No conto 'O Menino do Balão', Renan Barreto nos traz uma aparente simplicidade que logo é dissipada por diversas reflexões existenciais: o que é a felicidade, afinal? onde podemos encontrá-la? necessariamente ela, a felicidade, está atrelada a algo ou alguém?

São questões interessantes que saltam logo após a leitura deste conto. Em uma sociedade regida pelas relações de consumo e a promessa de "felicidade" em produtos não raramente fúteis, é impossível não pensar sobre o resgate de certos valores e como o determinismo é cruel: será que só temos duas opções e temos mesmo que aceitar os medos e receios que outras pessoas incutem desde a nossa infância e, assim, abdicarmos do novo, das descobertas ao longo da vida e, principalmente, dos sonhos?

Tal como uma de suas referências literárias, o escritor russo Anton Tchekov, Renan Barreto traz um tom lírico, alguma melancolia, traços de humor e a percepção sobre o que acontece no cotidiano das relações humanas e a beleza que existe em gestos simples e comuns.

Possivelmente o rotulem como 'ingênuo', o que é uma falsa impressão: Renan Barreto sabe bem como transformar em palavras tudo aquilo que sente e enxerga no dia a dia. Ao invés de 'ingenuidade', a isso eu chamo de sensibilidade."


R.R.Amaral é estudante de letras da UERJ.

"Sempre fui um apaixonado pelos livros, dos mais variados gêneros e estilos. Desde cedo dedicava boa parte do meu tempo livre, ora lendo, ora escrevendo.

Hoje, graduando-me em literatura passei também a apreciar os estudos literários e a sentir-me mais íntimo possível do pensamento dos escritores, comungando não só de suas idéias, mas também dessa atmosfera inebriante da arte de criar.

O Menino do Balão é um livro de contos que não fica preso a determinado padrão ou estilo literário. Com uma abordagem contemporânea, os contos são muito bem trabalhados do início ao fim, traduzindo em sua narrativa fácil questões de relacionamentos, complexidades do existir e buscas de afirmações que permeiam nosso quotidiano.

O jovem Renan Barreto, da cidade de Niterói, estréia com pé direito seu primeiro livro, apostando no simples, como forma de agradar seus leitores. O autor demonstra uma grata maturidade em sua forma de escrever e elaborar os contos.

Renan é uma grande promessa da literatura no cenário nacional e o próprio faz questão de deixar claro que almeja mais que uma publicação ao deixar seus leitores na expectativa de seu próximo livro “Vernon” (parece um romance) com dois capítulos no final dessa primeira publicação.

O Menino do Balão traz contos agradáveis e mostra as letras de uma nova geração.

Boa compulsão a todos!!! "