Release

Lançamento do livro “O menino do Balão”
Voando nas melhores livrarias


O jornalista Renan Barreto fará o lançamento de seu livro de estreia, “O Menino do Balão”, na terça-feira, dia 23 de novembro às 19h na Biblioteca Jair Abrunhosa na Universidade Candido Mendes em Niterói. Editado pela editora Multifoco, o livro é uma coletânea dos contos mais comentados em seu blog pessoal http://renanbarretoonline.blogspot.com, além de textos exclusivos para a publicação e editado pela Multifoco.

O título do livro é uma menção ao conto mais popular do espaço virtual. “O menino do balão” é a história principal desta publicação que conta a vida de uma menina que encontra no desconhecido a razão pela qual viver. A coletânea está recheada com 23 contos que permeiam vários gêneros literários como romance, humor e terror. Sempre com um toque diferenciado, pois todos os contos têm a preocupação de exaltar os detalhes, as mazelas , as tristezas do ser humano. São esses elementos as fontes principais do trabalho. Todas as formas de tristeza são vistas de forma peculiar pelos olhos do autor. O livro conta, também, com homenagens às fontes de inspiração do jornalista.

O conto “A mulher no estojo” é uma homenagem ao escritor russo Anton Tchekhov e seu “Homem no estojo”. Além da literatura, uma das fontes é o teatro com a paródia “Todo Mundo e Ninguém”, um texto que conta outra versão de uma das passagens do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, considerado o fundador do teatro português.  Na música, as inspirações foram os Beatles, Legião Urbana e Evanescence. Já nos games, a inspiração veio da claustrofobia e terror psicológico de Silent Hill e Rule of Rose para dar vida ao texto “A princesinha”, um conto perturbador que mexe com a cabeça do leitor e tenta mostrar o limite entre a realidade e a loucura.

Para Renan, a inspiração deve vir de várias fontes, de vários lugares diferentes. “Eu falo muito da tristeza nos meus textos, sem ser necessariamente melancólico. Gosto de trabalhar esse sentimento porque é a tristeza que nos diz que há algo de errado e é assim que damos nossos primeiros passos em prol da solução dos problemas. O livro fala de diversos casos de pessoas que estão pensando na vida, refletindo, parando para ver se realmente vivem da forma certa, se é que existe uma. Há diversas fontes de inspiração para mim, porém a que mais me chama atenção são as frases que as pessoas dizem e não percebem o quão profundas são. De pequenas frases nascem contos fascinantes”, afirma o autor.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca. O endereço da Universidade Candido Mendes é Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 517 - Centro - Niterói – RJ.


Sobre o autor:

Renan Barreto é jornalista natural de Niterói, cidade em que nasceu e escolheu para viver. Descobriu sua paixão pela literatura durante a adolescência, que é o momento mais difícil para as pessoas em geral. Renan não procurava respostas no mundo para suas inquietações, mas sim dentro de si. Criando novos mundos, vivendo suas únicas aventuras que só ele podia viver, percebeu que essas novas terras também atraiam novos moradores, pessoas com vontade de descobrir o novo tanto quanto ele. Pessoas que queriam povoar seus territórios mágicos. Sua paixão por escrever é saciada por seu trabalho e por seus blogs na internet http://renanbarretoonline.blogspot.com e o premiado http://brasilstation.blogspot.com. Jovem e cheio de sonhos, pretende dominar o mundo não com armas ou ações sujas, mas com suas ideias.

Sobre a Multifoco:

A Multifoco é uma editora especializada em publicar novos autores. Através de novas tecnologias e com uma forma diferenciada de organizar a produção editorial, a Multifoco consegue lançar livros inéditos com mais facilidade, porque aposta na internet e nos novos talentos para divulgar a nova safra de escritores brasileiros. O catálogo é recheado de trabalhos de todas as áreas da literatura e oferece, também, uma nova possibilidade para a publicação de livros acadêmicos.